Fizemos um artigo mais atualizado sobre este assunto: |
Quando pensamos em investimentos, frequentemente lembramos da poupança, que é a escolha mais simples e prática.
No entanto, já falamos exaustivamente aqui no Blog do Investidor que existem muitas opções mais interessantes que a poupança. Também falamos que uma forma comum de investir é emprestar dinheiro para o banco em troca de um retorno. O banco utilizará este dinheiro para exercer sua principal atividade: emprestar dinheiro.
E qual a forma mais simples de fazer isso? Através do CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, por um prazo e remuneração determinados.
Para entender de onde vem esse nome, vamos imaginar como era feita essa operação 50 anos atrás. O investidor levava o dinheiro em espécie para emprestar ao banco e o entregava ao gerente em troca de um certificado (comprovante/recibo). Neste documento estavam especificados: o nome do banco, a data de vencimento, o valor original e qual seria a remuneração para este empréstimo. Hoje em dia, o processo é exatamente o mesmo, embora mais tecnológico: o investidor combina com o gerente o prazo e a remuneração, e com alguns cliques no terminal o gerente aplica o dinheiro da sua conta. Uma dica: em geral as taxas para aplicação através do Internet Banking dos grandes bancos são muito piores do que os gerentes podem oferecer, então evite fazer aplicações por esse canal. Não custa nada ligar para o gerente.
Quais tipos de CDBs existem?
Há basicamente 3 tipos de CDBs: os pré-fixados (é informado no momento da aplicação exatamente qual valor será resgatado no vencimento), os pós-fixados (o valor investido e seus rendimentos serão corrigidos pelo percentual de algum indicador, normalmente o CDI) ou os indexados à inflação (um misto dos dois casos anteriores, ou seja, haverá uma remuneração pré-fixada acrescida da inflação acumulada no período). Note que em todos os casos, mesmo no pós-fixado, o modo de cálculo da remuneração é definido no momento do investimento, assim como todas as demais regras.
Prazo e Liquidez
Lembre-se: o CDB tem um prazo para vencer. É nessa data que o investidor recebe o seu dinheiro de volta com seu rendimento. Aí surgem dois pontos importantes: resgate antecipado e tributação.
Com relação ao primeiro ponto, é importante observar se o CDB tem liquidez (se é possível resgatá-lo antes do vencimento) ou não.
Cuidado: ao invés de falar que não há liquidez, alguns bancos falam que há liquidez apenas no vencimento ou em certas datas específicas, o que na prática é a mesma coisa.
Em geral, a remuneração é maior se o CDB não tiver liquidez, exatamente por você não ter a possibilidade de resgatar antes do vencimento. Mas tome cuidado com o planejamento para ter certeza que você não precisará mesmo dos recursos antes de fechar o negócio.
Tributação
O segundo ponto é a tributação, que tem alíquotas menores conforme maior for o prazo do CDB. O imposto de renda sobre o rendimento do CDB é recolhido automaticamente pelo banco no momento do resgate e segue a tabela regressiva de renda fixa, que será abordada oportunamente em outro artigo.
Um ponto de atenção é sobre o que acontece na data de vencimento: quando o CDB vence é feita uma nova aplicação, e o prazo para tributação começa a “contar” novamente. Assim, enfatizamos mais uma vez a importância de planejar seus investimentos para não ser prejudicado por alíquotas menos favoráveis.
Risco
Finalmente, qual o risco de um CDB?
O principal risco do CDB é o do banco falir e você não receber seu dinheiro de volta. Por isso, conheça bem o banco para o qual você empresta seu dinheiro, isto é, investe.
Você não pensa duas vezes antes de emprestar dinheiro para alguém? Com o banco não é diferente. Os CDBs de grandes bancos em geral rendem menos do que os CDBs de bancos menores, exatamente pela velha regra do risco x retorno. Bancos maiores normalmente são mais difíceis de falir, portanto teoricamente possuem menor risco e seus CDBs rendem menos. Por outro lado, os CDBs estão incluídos entre os recursos garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Dessa forma, aplicações de até R$ 250 mil por CPF são garantidas por esse mecanismo em caso de falência do banco.
O CDB é uma alternativa que normalmente oferece um rendimento melhor que a poupança, mas é preciso cautela na hora de fechar a remuneração com o gerente. Nos próximos artigos sobre esse assunto mostrarei como comparar o rendimento do CDB com outros investimentos, como escolher um banco e como evitar entrar em roubadas.
Ulisses Nehmi é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.
É uma impressão minha ou o CDB é similar aos títulos do Tesouro Nacional?
Rafael, vc adivinhou qual o próximo artigo! rsrs… Sim, o CDB é muito parecido com os Títulos Públicos. Em ambos vc empresta o dinheiro por um prazo e com uma remuneração definida. Grosso modo, o que muda é quem fica te devendo: o banco ou o Tesouro Nacional. Aguarde o próximo artigo!
Abs
SHOW DE BOLA!!!!!!!!
Adorei, eu aprendi muito. Eu estou procurando lugares para investir aquele dinheiro poupado e o extra no final do mes. Tentei aprender a investir na bolsa de valores mais eu nao tive muito sucesso. So que esse CDB e Tesouro Nacional parece ser mais simples e “seguro.” Eu acredito que essas opportunidade sao bem parecidas ou iguais no USA. Eu gostaria de saber se esses investimentos sao mesmo parecido e o nome deles no USA?
Obrigado!
abs
Henrique,
Que bom que gostou, esse é o intuito! Obrigado!
De fato, quando pensamos em renda fixa, o CDB pode ser uma opção mais interessante que a poupança. Ele é simples e em geral também tem um nível de risco baixo. Em breve abordarei aqui como funcionam os títulos públicos e, em seguida, como escolher e investir utilizando esses instrumentos de renda fixa.
O CDB é um produto financeiro de depósito a prazo. Nos EUA, o equivalente seria o CD (certificate of deposit), que é um produto de TD (time deposit).
Abs
Bom dia Ulisses. Eu preciso tirar uma dúvida. Fiz uns CDBs e achei que ficariam separados, por exemplo: 1.000,1000,1000,etc. Mas ficou acumulando 1.000,2000,3000, etc. Então quando vencer os primeiros? Acaso irão automaticamente para a minha conta corrente com os rendimentos ou ficaria sem rendimentos junto com os mais novos depósitos até esses vencerem? Ou ainda continuariam rendendo com os demais? Obrigado
[…] mais segura para investir é emprestar dinheiro para o Governo. Para emprestarmos ao banco existe o CDB, e para emprestar ao Governo existem os Títulos […]
[…] ainda que esses conceitos valem tanto para os títulos públicos do Tesouro Direto, como para CDBs e outras aplicações de renda fixa. Em caso de duvidas, deixe o seu comentário […]
Parabéns pelo blog, meus caros.
Tenho indicado para os estagiários e equipe, que têm de conhecer esta educação financeira de modo tão tardio.
Um grande abraço.
Fabio,
Muito obrigado pelo comentário! Espero que sejam úteis!
Se tiver sugestões, são muito bem vindas.
Abs
[…] tributação de títulos de renda fixa (títulos públicos, CDBs, etc) para pessoas físicas é calculada individualmente, por aplicação e incide apenas sobre o […]
[…] – nunca apliquei em nenhum fundo de banco, ou qualquer outro produto que oferecem (poupança, CDB, Hiperfundo, título de capitalização, consórcio, seguros e […]
Oi Ulisses, estou achando seu blog muito interessante. Você explica as coisas de forma simples. Parabéns.
Tenho uma dúvida, não entendia lhufas de investimentos, mas por uma certa “virada do destino” tive que começar a aprender.
Minha dúvida é a seguinte, tive que abrir uma conta corrente no ITAU há 1 ano e percebi que todo o dinheiro do meu salário ia para o tal do ITAUVEST, que é o CDB do Itaú e que cobra uma taxa de administracao de 5.5% aa! !
O negocio é que eu nunca autorizei que isso acontecesse! Se a minha gerente (que é uma sacana e é personalitte) tivesse me perguntado aonde eu gostaria que meu dinheiro fosse investido, nunca teria aceitado isso. Mas ela não o fez.
Diante dessa situação fiquei com medo de retirar o dinheiro do CDB e o mantive lá.
Agora não sei o que faço. Retiro e aplico ele na poupança?
Obrigada,
Anna
Anna,
Primeiro, um esclarecimento: CDB não tem taxa de administração. Pelo que procurei na Internet, esse Itauvest é um fundo de investimento. Fundo de renda fixa com 5,5% de taxa de administração rende menos que a poupança. É uma ofensa.
Por outro lado, o que acontece? Na melhor das hipóteses (desconsiderando as metas), a gerente aplica o seu dinheiro num fundo de aplicação automática porque “pelo menos está ganhando alguma coisa até que você decida o que fazer com ele”, ainda que seja menos que a poupança (que também não seria nada espetacular)…
De qualquer maneira, independente de ter sido aplicado lá ou não, você pode resgatar esse valor quando quiser. Se for pra investir (parabéns!), procure as alternativas, defina que tipo de investimento você quer fazer, e uma vez que o dinheiro pinga na sua conta, pode aplicá-lo onde desejar.
Abs
Muito Obrigada pela resposta, Ulisses!
Vi ha pouco tempo que cdb tem taxa de administração e não pode ser superior a 3%. Vamos perquisar.
Carlos Alberto,
CDB não tem taxa de administração. Será que não era um fundo de investimento?
Abs
Puxa Ulisses, a minha dúvida era exatamente a mesma! Execelente explicação, a clareza com que você responde as perguntas e até mesmo faz os artigos é admirável, muito obrigada mesmo!!! E Anna obrigada pela pergunta…
oi ulisses amei o seu blog!!
mas me ajude, eu to querendo e um emprestimo bem grande do banco pra eu montar um negocio como faço isso? como adquirir a confiança do meu gerente
abs
Cristina,
Você quer um empréstimo pra montar um negócio? Uhm… Normalmente utilizamos o nosso próprio dinheiro pra montar um negócio, e não um empréstimo. Bom, mas não vou entrar nessa seara.
Quanto a tomar empréstimo do banco, é muito improvável que o banco empreste dinheiro (a taxas razoáveis) sem garantias. Assim, o melhor jeito de conquistar a confiança do seu gerente é mostrar o que você vai dar como garantia (imóveis, por exemplo).
O banco gosta de emprestar dinheiro pra quem não precisa do empréstimo. Tente mostrar que você não precisa do empréstimo, que tem plena condição de pagar o empréstimo, e as taxas serão menores.
Abs
Ulisses parabens pelo blog . Minha Duvida é a seguinte: tem aplicacao minima para investir em CDB? Abraço
Edemildon,
Normalmente os bancos não fazem CDB de menos de R$ 1 mil, e as taxas de rendimento dos CDB costumam ser tão maiores quanto maior o montante investido. Por isso o Tesouro Direto é uma alternativa mais “democrática”, o retorno é o mesmo independente do valor investido.
Abs
Eu apliquei um valor em CDB cerca de 40 dias atras; ontem eu voltei a agencia para aplicar outra quantia, e solicitei ao gerente – que não era o meu, pois este estava de férias – que aplicasse no mesmo CDB. ocorre que hoje ao verificar o extrato, o mesmo aplicou num tal de itauvest – esse pelo que eu ví no post acima rende menos que a poupança! gostaria de saber a sua opinião e ver se estou sendo enganado ou não por este gerente.
No aguardo;
Alysson
Alysson,
Cada banco dá um nome aos seus produtos. Não conheço o nome dos produtos do Itaú.
No entanto, se você não sabe exatamente no que você pediu pro gerente aplicar, será que é uma boa aplicação? E será que ele está bem aplicado? Você confia no gerente? Pra refletir… Recomendo ainda o artigo sobre como funcionam os bancos.
Abs
Ulisses, eu gostaria de uma informação se puder me passar.
Gostaria de aplicar durante 10 anos no CDB um valor mensal. A minha dúvida é, quando eu for fazer o resgate dessa quantia, quantos % será reduzido de imposto de renda?
A previdência também não seria uma boa opção?
Eu tenho um valor menor em Tesouro Direto, mas me falaram que também é de alto risco e que eu não devia fazer isso. Realmente há esse risco de perder tudo?
Grata,
Daniele
Daniele,
A tributação do CDB e do Tesouro Direto é a mesma.
O problema da previdência é que é muito difícil achar uma que não abuse demais das taxas.
Já sobre o Tesouro Direto, é muito mais seguro que aplicar num CDB. Quem te falou isso ou está equivocado, ou tem outros interesses sobre o seu dinheiro.
Sugiro que veja o meu artigo sobre investimento mensal no Tesouro Direto.
Abs
Ola caso a pessoa fazer o resgate antes do prazo o banco pode descontar 10% da sua aplicação?
Elyeldo,
Não pode não, a menos que isso tenha sido combinado antes de fazer o investimento.
Observe que se o CDB foi feito sem a possibilidade de resgate antecipado, realmente fica complicado. Daí a pergunta é se o gerente que fez essa aplicação informou que o CDB ficaria travado até o vencimento.
Já se tem liquidez e pode ser resgatado a qualquer momento (que é o mais comum), então não existem essas “taxas extras”.
Abs
[…] artigo apresenta um resumo sobre a tributação do CDB e um guia passo a passo de como incluí-lo na Declaração Anual de Imposto de Renda Pessoa […]
O que você recomendaria? um cdb de 8 anos a 12,17%a.a. ou uma aplicação equivalente em TD?
Fábio,
O CDB tem mais risco que o título público, então tem que pagar mais que o título público. Além disso, outra pergunta importante: o CDB tem liquidez? Se não tiver, esteja certo que você não precisará do recurso por todo esse tempo, ou que a condição de saída não seja muito prejudicial. O Tesouro Direto tem liquidez semanal.
Por fim, você é a pessoa mais indicada pra responder a sua pergunta.
Abs
Desculpe a falta de informações, tem liquidez semanal, porém para o resgate antes do vencimento rende apenas 90% da taxa do CDB que dá hoje uns 10,60%. Eu realmente não precisarei do dinheiro por esse tempo. Estão dando essa condição no CDB direto do banco fisca.
Com essas informações, você acha uma opção melhor que o TD?
Fábio,
Se você não precisará do dinheiro por esse tempo, tem liquidez semanal (emergência), tem garantia do FGC (até R$ 70 mil), então não vejo problema. A aplicação análoga do Tesouro Direto deve render um pouco menos, pois o risco também é menor.
Abs
[…] tributação de títulos de renda fixa (títulos públicos, CDB, etc) para pessoas físicas é calculada individualmente, por aplicação e incide apenas sobre o […]
[…] você investe em debêntures, você empresa dinheiro a uma empresa. Quando você investe em um CDB, você empresta dinheiro ao seu […]
ola faço curso de administraçao e estou no processo de escolha do tema de meu TCC e mim interesso muito nesta area de eonomia gostaria que alguem mim desse uma dica de uma boa tematica para se discutir em um TCC. Muito Obrigado.
Em fase de TCC e falando “Mim interesso”, “mim desse uma dica” ???
Caramba, em que faculdade você estuda?
Ola a duvida é apos o vencimento de um CDB, quanto tempo demora para liberar esse dinheiro,sendo o valor ja corrigido acima de um milhão e oitocentos mil reais.A liberação é no momento do vencimento ou tem carencia. Obrigado.
[…] artigo poderia ser muito longo, mas simplificando apenas com investimentos em renda fixa (CDBs, Títulos Públicos, Debêntures e Fundos de Renda Fixa), temos 4 […]