Qual programa utilizar para fazer o controle de minhas finanças?

172
39112

Outro dia me perguntaram como faço para controlar as minhas finanças pessoais. Adorei a pergunta, pois significa que a pessoa começou a se organizar financeiramente! Para isto, basta utilizar uma planilha, um programa ou um serviço online, e essa é uma escolha bastante pessoal.

Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais

Como experiência, recomendo utilizar algum programa pronto. Não vamos reinventar a roda, principalmente para quem não possui conhecimentos avançados de Excel. Essa necessidade não surgiu ontem e existem soluções bastante adequadas para cada perfil. Hoje eu utilizo o Quicken, que talvez não seja a melhor opção para todos, pois é em inglês e pago, mas é um dos programas mais antigos e completos do mercado. Atualmente existem diversas opções gratuitas e em português, que podem ser online (ou seja, não requerem instalação, apenas um login online, e ficam disponíveis de qualquer lugar) ou com instalação no computador.

Para começar vou falar do Mint que é o benchmark, ou seja, o melhor programa para controle financeiro existente em minha opinião. Ele é fácil de usar, intuitivo, online, gratuito, tem aplicativo pra smartphone e o principal: possui uma integração fantástica com os bancos e extratos, de forma que praticamente tudo é automatizado. Infelizmente funciona apenas nos Estados Unidos e Canadá, mas quem sabe um dia o teremos no Brasil.

O sistema bancário brasileiro ainda não permite 100% de integração online com esse tipo de programa. O que temos são exportações de extratos do seu internet banking para um arquivo, que podem ser importadas para o programa e depois classificadas manualmente. Não é um bicho de sete cabeças e nem muito trabalhoso, mas está longe de ser automático.

Programas testados

Como este artigo é voltado para o brasileiro que nunca utilizou um programa de controle financeiro na vida, focarei em opções simples e nacionais. Os atributos que avaliarei serão: tipo (online ou instalado), preço, interface, facilidade no uso e a função de importação de extratos do banco.

Manubia – Online, com versão gratuita e paga. Fácil de utilizar e com interface bonita, porém não consegui realizar a importação do extrato. Talvez o leitor tenha mais sorte.

gBolso – Online e gratuito. Sua interface é bem simples, mas já está um pouco antiquada. Importação de extratos também não funcionou comigo.

Spesa – Online, gratuito, com boa interface. Não possui atualização há alguns anos, uma pena.

Organizze – Online, com versão gratuita e paga. Apesar de bem simples e com poucos recursos, possui uma boa interface, e a importação de dados funcionou perfeitamente.

Moneytrackin – Online, gratuito e bem simples. Com poucas funções e limitado.

Sr. Dinheiro – Online, gratuito, fácil de usar e com acesso pelo celular. Com poucos recursos e limitado.

Microsoft Money – Instalação. Um dos melhores programas pagos já desenvolvidos. Possui uma excelente versão em português, fácil de usar e com boa integração com os bancos, mas que deixou de ser atualizada em 1999 por não ser rentável em nosso mercado (pessoas físicas não gostam de pagar por programas). A versão mais atual (MS Money Plus Sunset) está disponível apenas em inglês e é gratuita.

JFinanças – Instalação. Ótima interface, totalmente em português. É pago, mas possui uma versão de testes 100% funcional. Importação de dados funcionou perfeitamente.

FinanceDesktop – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Importação de dados funcionou perfeitamente.

Hábil Pessoal – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Com uma função especial de controle de gastos com carros.

Um ponto que considero chave é avaliar se:

1 – Você gostou da interface e entendeu como funciona, afinal é você que vai utilizá-lo

2 – Se o programa atende as suas necessidades (é fácil de importar os dados do seu banco/cartão de crédito, se lida adequadamente com os seus investimentos, etc)

Na dúvida, gaste algum tempo testando o produto, antes de começar a utilizar para valer. Se você leu até aqui, parabéns, você está no caminho certo. Lembre-se que o dinheiro é carente: se você não cuidar dele, ele migrará para a carteira de quem o faz!

Se você utiliza outro programa ou tem uma opinião diferente da minha, deixe seu comentário!

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos

Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais

LEAVE A REPLY

172 COMMENTS

  1. Pessoal, eu uso o acemoney lite, pelo que entendi a diferença da versão lite para a full, é o controle dos investimentos (que não é o meu caso) e tambem a possiblidade de mais de uma conta.
    Acho muito pratico, lançar despesas recorrentes e gastos diversos, pois ele ja vai dando a previsão do fluxo de caixa… Recomendo, muito facil entender, as categorias podem ser criadas no momento do lançamento, realmente muito facil.

  2. Vitor, boa tarde!

    Você tem os passos para investimento em poupança no My Money? O software solicita quantidade e valor, sendo que não teria necessidade de valor! Obrigado!

  3. Oi, pessoal. Tenho algumas perguntas e gostaria de levantar algumas questoes. Andei testando centenas de aplicativos para android online e de instalacao com e sem sincronismo PC-Smartphone… Eu me sinto inseguro em utilizar contas online para inserir meus dados e gastos… Nao sei , mas se isso cair em maos erradas, poderia ser um problema em potencial, mesmo porque o detentor do servidor tera acesso aos dados. Confio ate mais num software gringo que mesmo com acesso à minha conta ele não estará no Brasil. Outra coisa, li a materia e tal, mas como estamos em 2013 as coisas podem ter mudado em relacao aos aplicativos para android e pc. Pergunto: Quais sao os melhores aplicativos com integracao PC-Online-Smarphone(android) que há hoje em dia?? Preciso de um que me ajude a acompanhar os rendimentos de investimentos (CDB, etc), salarios e gastos. Gosto de graficos e relatorios.

    Abraco,

    DM

  4. Olá. Eu trabalho em um setor de uma prefeitura no qual será necessário fazer o pagamento de vários funcionários em um único dia (quinto dia útil) do mês. A pessoa que trabalhava antes no Setor usava um sistema no qual ela enviava via CD todos os dados de uma vez ao Setor de Tesouraria que repassava as informações ao banco (Santander) e o pagamento era rápido, mas essa pessoa saiu e levou o sistema com ela pois era particular dela. Existe alguma forma de fazer algo parecido com isso, o mais rápido possível, estou com o prazo muito curto? Eu tenho os dados em planilhas excel, mas quando isso for para o banco, acredito que terão que digitar os dados um a um, isso demora muito, pois são muitos funcionários. Obrigado!

  5. Preciso identificar um programa para controlar aplicações financeiras. Acompanhar rentabilidade das mesmas, comparando-as com alguns indicadores financeiros.

  6. Olá, Vítor.
    Vi que a matéria é de 2011… Você sabe dizer se agora, dois anos depois, já existe uma forma de integrar a conta do banco com os aplicativos, como o Mint faz nos EUA? E se não, alguma previsão pra isso acontecer?

  7. Eu usava o Quicken, versão muito antiga (acho que ainda para Windows 95) e amava… Ainda espero que alguém faça algo parecido! Comprei o FinanceDesktop e não gostei… Considero comprar o Quicken novamente, mas ainda não me decidi.

  8. Olá amigo, você poderia me sugerir algum que eu consiga mexer tanto no android como no computador, de forma que eu consiga fazer lançamentos em ambos?

    Grato