Outro dia me perguntaram como faço para controlar as minhas finanças pessoais. Adorei a pergunta, pois significa que a pessoa começou a se organizar financeiramente! Para isto, basta utilizar uma planilha, um programa ou um serviço online, e essa é uma escolha bastante pessoal.
Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais |
Como experiência, recomendo utilizar algum programa pronto. Não vamos reinventar a roda, principalmente para quem não possui conhecimentos avançados de Excel. Essa necessidade não surgiu ontem e existem soluções bastante adequadas para cada perfil. Hoje eu utilizo o Quicken, que talvez não seja a melhor opção para todos, pois é em inglês e pago, mas é um dos programas mais antigos e completos do mercado. Atualmente existem diversas opções gratuitas e em português, que podem ser online (ou seja, não requerem instalação, apenas um login online, e ficam disponíveis de qualquer lugar) ou com instalação no computador.
Para começar vou falar do Mint que é o benchmark, ou seja, o melhor programa para controle financeiro existente em minha opinião. Ele é fácil de usar, intuitivo, online, gratuito, tem aplicativo pra smartphone e o principal: possui uma integração fantástica com os bancos e extratos, de forma que praticamente tudo é automatizado. Infelizmente funciona apenas nos Estados Unidos e Canadá, mas quem sabe um dia o teremos no Brasil.
O sistema bancário brasileiro ainda não permite 100% de integração online com esse tipo de programa. O que temos são exportações de extratos do seu internet banking para um arquivo, que podem ser importadas para o programa e depois classificadas manualmente. Não é um bicho de sete cabeças e nem muito trabalhoso, mas está longe de ser automático.
Programas testados
Como este artigo é voltado para o brasileiro que nunca utilizou um programa de controle financeiro na vida, focarei em opções simples e nacionais. Os atributos que avaliarei serão: tipo (online ou instalado), preço, interface, facilidade no uso e a função de importação de extratos do banco.
– Manubia – Online, com versão gratuita e paga. Fácil de utilizar e com interface bonita, porém não consegui realizar a importação do extrato. Talvez o leitor tenha mais sorte.
– gBolso – Online e gratuito. Sua interface é bem simples, mas já está um pouco antiquada. Importação de extratos também não funcionou comigo.
– Spesa – Online, gratuito, com boa interface. Não possui atualização há alguns anos, uma pena.
– Organizze – Online, com versão gratuita e paga. Apesar de bem simples e com poucos recursos, possui uma boa interface, e a importação de dados funcionou perfeitamente.
– Moneytrackin – Online, gratuito e bem simples. Com poucas funções e limitado.
– Sr. Dinheiro – Online, gratuito, fácil de usar e com acesso pelo celular. Com poucos recursos e limitado.
– Microsoft Money – Instalação. Um dos melhores programas pagos já desenvolvidos. Possui uma excelente versão em português, fácil de usar e com boa integração com os bancos, mas que deixou de ser atualizada em 1999 por não ser rentável em nosso mercado (pessoas físicas não gostam de pagar por programas). A versão mais atual (MS Money Plus Sunset) está disponível apenas em inglês e é gratuita.
– JFinanças – Instalação. Ótima interface, totalmente em português. É pago, mas possui uma versão de testes 100% funcional. Importação de dados funcionou perfeitamente.
– FinanceDesktop – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Importação de dados funcionou perfeitamente.
– Hábil Pessoal – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Com uma função especial de controle de gastos com carros.
Um ponto que considero chave é avaliar se:
1 – Você gostou da interface e entendeu como funciona, afinal é você que vai utilizá-lo
2 – Se o programa atende as suas necessidades (é fácil de importar os dados do seu banco/cartão de crédito, se lida adequadamente com os seus investimentos, etc)
Na dúvida, gaste algum tempo testando o produto, antes de começar a utilizar para valer. Se você leu até aqui, parabéns, você está no caminho certo. Lembre-se que o dinheiro é carente: se você não cuidar dele, ele migrará para a carteira de quem o faz!
Se você utiliza outro programa ou tem uma opinião diferente da minha, deixe seu comentário!
Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos
Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais |
Postei mensagem ontem e não a vejo postada. Alguma informação a respeito?
Abraços
Agora sim. Aguardo informação sobre o comentado, caso alguem possa ajudar-me. Abraços.
J.Porfírio, respondi sua mensagem acima, peço desculpas pela demora.
Abs!
Vitor, utilizo o Finance Desktop a mais de 1 ano. Gosto dele, mas tem uma dificuldade que gostaria de relatar e saber se algum outro programa resolve. As contas futuras a serem pagas ou despesas futuras do cartão de crédito não aparecem como compromissadas no Orçamento. Ou seja, só consigo fazer o Controle Orçamentário após os pagamentos. Gostaria de controlar o Orçamento antes, a medida que os compromissos foram sendo cadastrados no programa.
Baixei o MS Money e parece que ele também não compara o budget com pagamentos futuros.
Alguma sugestão?
Faço controle de gastos pelo Money desde 1997, mas nunca fiz a importação de dados da conta, sempre digitei tudo. Agora cheguei no limite, mudei o meu computador mais uma vez e nem a versão em ingles roda mais…estou me sentindo orfã e sem saber qual o programa usar, não sei utilizar o excel, vc pode dar uma dica do programa que devo testar pra quem como eu estava muiiiito acostumada com o msmoney?
Sol, baixei o MS Money Plus Sunset e estou gostando, apesar de ainda estar aprendendo. Já tentou? Aliás, você tem algum manual do MS Money?
Olá Sol,
Se ainda estiver interesse, recomendo que conheça o “Canarinho – Finanças”
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.alps.canarinho
É um sistema 100% brasileiro desenvolvido por mim que tem agradado bastante os usuários.
Obrigado,
André
Eu também parti do Excel e estou utilizando o Software GRANA, nacional e muito simples, objetivo e direto!
Sem firulas e excesso de informações!
Se suas necessidades são bem simples e você é leigo em informática, use o CashPreview 3.0. Ele é pago, mas segue funcionando gratuitamente mesmo após os 30 dias de testes, só que com funcionalidades reduzidas. Baixe-o de http://www.cashpreview.com.br .
Oi,
Comecei com o MS Money, mas troquei pro Quicken Essentials quando O MS Money parou de ser atualizado e quando mudei de Windows pra Mac.
No entanto, o Quicken Essentials não faz relatórios tão bons quanto o MS Money. Acabei percebendo que eu só estava perdendo meu tempo com o Quicken. Eu adicionava meus dados lá, e o programa não me dava nada em troca. Não me permitia fazer análises e previsões. Não me permitia nada muito além de saber quanto eu tinha em cada conta e em que categorias o dinheiro foi gasto. Mas pra isso eu não preciso de um programa. Basta acessar a página do banco ou pensar um pouco.
Recentemente resolvi “reinventar a roda”, mas não com o Excel… Estou usando o Mathematica. E estou gostando. Dá muito mais flexibilidade (afinal Mathematica também é uma linguagem de programação), e também dá acesso bem fácil a dados financeiros disponíveis online (e.g. valores de índices, ações, exchange rates)…
Até!
Olá a todos, esse artigo me levou a abandonar uma boa planilha em Excel e utilizar um software para gerenciar minhas finanças pessoas. Optei por fazer um teste no Finance Desktop, mas estou abandonando depois de 1 semana. Motivo? Esse software deixou de ser atualizado. Tinha tudo para ser excelente, mas aparentemente o mesmo foi migrado para uma versão online, o MyFinance, e pelos comentários dos Foruns alguns problemas continuam, como não existir o conceito de Transferência entre contas (neles há Despesa de uma conta e Receita de outra), atrapalhando os relatórios. Lançamentos de Cartões de Crédito dão trabalho, pois é considerado como se fosse uma conta corrente, mas não fecha no fim do vencimento do cartão, entre outros probleminhas. O Suporte é lento, e não esta mais respondendo as duvidas nem aprimorando o software. Vou testar outro software.
[…] Se preferir use softwares para computador ou sites de orçamento pessoal. Vitor Nagata abordou esse assunto no Blog do Investidor. […]
Olá Vitor obrigada por nos fornecer essas informações.
Para vc saber: FinanceDesktop não consegui validar tentei tentei e nada.
Hábil Pessoal não recebi o Email de confirmação também e ainda ele deixou um erro no meu pc que não consegui exclui desinstalando ele do meu pc.
Abs,
Olá eu quero um que seja instalado no meu pc sem conexão com a internet e que meus dados estejam mais seguros.
Poderiam me indicar, por favor?
Muito obrigada
Muito bacana o post, Vitor. Não vi aí nessa lista, mas eu utilizo o Meu Financeiro (www.meufinanceiro.com.br), que é um sistema de controle financeiro ONLINE, o que é muito bom pra mim, pois não tem como perder os dados registrados. É uma opção interessante também, facinho de usar.
Sem dúvidas um dos melhores que testei foi o meu dinheiro da easyme. Tem tudo, sincronização com celular, contas separadas, controle de cartão. Testei muitos onlin e este foi o melhor que encontrei.
Eu utilizo o cash preview
que apesar de limitado tem o basico, estou na procura de um software que possa ser utilizado no computador e no celular como forma de atualizar lancamentos direto quando da despesa e que me permita exportar relatorios ou planilhas.
Ja me falaram que havia um software que funcionasse assim inclusive voce podendo anexar fotos da camera do celular (como notas fiscais, etc) isso seria util ate mesmo para poder auxiliar na prestacao de contas etc
Olá Vitor.
Você sabe de algum programa brasileiro em que eu possa inserir os gastos no celular e depois exportá-lo para um computador?
Olá amigo,
Se ainda estiver interesse, recomendo que conheça o “Canarinho – Finanças”
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.alps.canarinho
É um sistema 100% brasileiro desenvolvido por mim que tem agradado bastante os usuários.
Obrigado,
André
Pessoal, apessar de estar a um ano de atraso nos assuntos aqui expostos, vamos continuar a ao tema que é de suma importância, utilizava uma planinha do gilgates_proFamilia, para mim tava ótimo, mais quando ela expirou que tentei aplicar novas datas ai possui uma senha que bagunçou a minha vida não consegui mais me organizar.
Necessito de um sistema on-line que gratuito que possa controlar cartão de credito e minha conta corrente, importando extratos e mais. Acho que um sistema online, que possa ser acessado via celular + sincronização com o notebook pessoal é a melhor coisa.
Desses todos apresentados aqui alguem sabem qual seria o melhor nessa minha necessidade?
Grato.
Artecli Oliveira
Vocês poderiam avaliar o http://www.ZeroPaper.com.br.
Ele é um software simples, voltado para o micro, pequeno, autônomo e empreendedor individual, com a premissa de ser muito simples e passar conceitos financeiros no dia a dia da operação financeira.
Ele é Grátis!
Abraços,
Arley Moura
Olá, uso o money99 e estou pensando em migrar para um software com interface mais agradável. Para mim, é fundamental que o software gerencie investimentos e que seja em português. Depois de pesquisar sobre o assunto, estou pensando no FinanceDesktop ou no KMyMoney. Sabes me dizer se algum deles atualiza cotas de fundo de investimentos automaticamente?
Abraço.
Olá Vitor!
Gostaria de sugerir para sua análise um aplicativo desenvolvido por mim disponível na Google Play. O Canarinho – Finanças. É um sistema 100% brasileiro, no qual venho me dedicando para deixá-lo cada vez melhor seguindo as sugestões e opiniões dos usuários. Você pode ver pelas avaliações que as pessoas estão gostando bastante do sistema. Se tiver interesse em conhecer, segue o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.alps.canarinho
Obrigado,
André
Gostei da matéria! Já conhecia o Mint, mas nao sei se colocaria minha senha do internet bank no site deles. Prefiro as opcoes brasileiras, mesmo que de um pouco mais de trabalho, pois acaba sendo tudo manual.
Eu pessoalmente gosto do edindim https://www.edindim.com
O app Android é um pouco lento, mas o site é muito bom.
Abs,
Marcel