Outro dia me perguntaram como faço para controlar as minhas finanças pessoais. Adorei a pergunta, pois significa que a pessoa começou a se organizar financeiramente! Para isto, basta utilizar uma planilha, um programa ou um serviço online, e essa é uma escolha bastante pessoal.
Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais |
Como experiência, recomendo utilizar algum programa pronto. Não vamos reinventar a roda, principalmente para quem não possui conhecimentos avançados de Excel. Essa necessidade não surgiu ontem e existem soluções bastante adequadas para cada perfil. Hoje eu utilizo o Quicken, que talvez não seja a melhor opção para todos, pois é em inglês e pago, mas é um dos programas mais antigos e completos do mercado. Atualmente existem diversas opções gratuitas e em português, que podem ser online (ou seja, não requerem instalação, apenas um login online, e ficam disponíveis de qualquer lugar) ou com instalação no computador.
Para começar vou falar do Mint que é o benchmark, ou seja, o melhor programa para controle financeiro existente em minha opinião. Ele é fácil de usar, intuitivo, online, gratuito, tem aplicativo pra smartphone e o principal: possui uma integração fantástica com os bancos e extratos, de forma que praticamente tudo é automatizado. Infelizmente funciona apenas nos Estados Unidos e Canadá, mas quem sabe um dia o teremos no Brasil.
O sistema bancário brasileiro ainda não permite 100% de integração online com esse tipo de programa. O que temos são exportações de extratos do seu internet banking para um arquivo, que podem ser importadas para o programa e depois classificadas manualmente. Não é um bicho de sete cabeças e nem muito trabalhoso, mas está longe de ser automático.
Programas testados
Como este artigo é voltado para o brasileiro que nunca utilizou um programa de controle financeiro na vida, focarei em opções simples e nacionais. Os atributos que avaliarei serão: tipo (online ou instalado), preço, interface, facilidade no uso e a função de importação de extratos do banco.
– Manubia – Online, com versão gratuita e paga. Fácil de utilizar e com interface bonita, porém não consegui realizar a importação do extrato. Talvez o leitor tenha mais sorte.
– gBolso – Online e gratuito. Sua interface é bem simples, mas já está um pouco antiquada. Importação de extratos também não funcionou comigo.
– Spesa – Online, gratuito, com boa interface. Não possui atualização há alguns anos, uma pena.
– Organizze – Online, com versão gratuita e paga. Apesar de bem simples e com poucos recursos, possui uma boa interface, e a importação de dados funcionou perfeitamente.
– Moneytrackin – Online, gratuito e bem simples. Com poucas funções e limitado.
– Sr. Dinheiro – Online, gratuito, fácil de usar e com acesso pelo celular. Com poucos recursos e limitado.
– Microsoft Money – Instalação. Um dos melhores programas pagos já desenvolvidos. Possui uma excelente versão em português, fácil de usar e com boa integração com os bancos, mas que deixou de ser atualizada em 1999 por não ser rentável em nosso mercado (pessoas físicas não gostam de pagar por programas). A versão mais atual (MS Money Plus Sunset) está disponível apenas em inglês e é gratuita.
– JFinanças – Instalação. Ótima interface, totalmente em português. É pago, mas possui uma versão de testes 100% funcional. Importação de dados funcionou perfeitamente.
– FinanceDesktop – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Importação de dados funcionou perfeitamente.
– Hábil Pessoal – Instalação. Boa interface, gratuito e totalmente em português. Com uma função especial de controle de gastos com carros.
Um ponto que considero chave é avaliar se:
1 – Você gostou da interface e entendeu como funciona, afinal é você que vai utilizá-lo
2 – Se o programa atende as suas necessidades (é fácil de importar os dados do seu banco/cartão de crédito, se lida adequadamente com os seus investimentos, etc)
Na dúvida, gaste algum tempo testando o produto, antes de começar a utilizar para valer. Se você leu até aqui, parabéns, você está no caminho certo. Lembre-se que o dinheiro é carente: se você não cuidar dele, ele migrará para a carteira de quem o faz!
Se você utiliza outro programa ou tem uma opinião diferente da minha, deixe seu comentário!
Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos
Veja também este comparativo mais completo de programas para finanças pessoais |
Olá! Eu utilizo o Minhas Economias.
É grátis e online, acho que eles tentam seguir a ideia de negócio do Mint.
Olá André!
Parece ser muito bom este “Minhas Economias”! Falha minha não ter citado ele. Vou testá-lo também.
Obrigado pela participação
Abs!
Eu gostei desse iserius tai a versão completa http://pixeel.me/lNJxdo
Eu utilizo o Software GRANA!
Em português, muito simples e direto. Site:
http://www.jose.camargo.nom.br/
Saudações
O Software realmente é muito simples e objetivo!
Tem o necessário para o planejamento e acompanhamento do orçamento pessoal.
Valeu!
Não podemos esquecer do YNBA ( You Need a Budget ) da adobe. Apesar de ser shareware apresenta uma interface limpa e eficiente.
É em inglês. Mesmo assim vale a pena conferir.
Abraços!
Olá Mairo!
Eu cheguei a pensar em citar o You Need a Budget, mas ele é em inglês e pago, apesar de muito bom. Você utiliza a versão trial/shareware? Quais as suas impressões?
Abs!
Fala Vitor!
Cara, o programa é muito eficiente, completo, dinâmico e com uma funcionalidade que não vi em outros programas do gênero. Recomendo!
A interface del
Mairo, não consegui ler o final de sua resposta, mas vou testar este programa assim que possível! Obrigado pela sugestão!
Abs!
Analisando as funcionalidades, interface e recurso optei por ser usuário do YNAB. Estou na versão trial ainda, mas pretendo comprar.
Ele parece ser o único que possui sincronização celular – PC e entendo que isso seja fundamental para o controle se tornar fácil.
Ainda estou na fase de adaptação e tenho algumas dúvidas. Principalmente por que não domino inglês. Você poderia me ajudar?
Já criei todas as categorias que imagino que posso usar. Já lancei todas minhas despesas com cartões desde o dia 11/03 e contas correntes desde o dia 20/03.
Meu mês orçamentário começa dia 21, pois recebo nesse dia. Tem como eu ajustar isso? Orcei por cima várias das minhas despesas, mas o YNAB ta orçando os cartões, como muitas dessas despesas estimadas serão feitas no cartão de crédito estou com um rombo, pois, meu gasto com alimentação por exemplo está sendo contado 2x (na categoria alimentação e incluido no montante total do cartão). O salário também estou em dúvida, criei categorias para Receitas, mas acho que não deveria ter feito isso, parece que há uma funcionalidade específica para os paychecks…
Enfim, to apanhando a bessa… mas tenho 29 dias de trial até comprar…
Vlw
Já me resolvi com todas as minhas dúvidas e muitas outras… apanhei um pouco, mas to gostando do software.
Um diferencial que percebi desse software é que ele foca em uma filosofia de finanças.
Inclusive defende que esse mundo de relatório que outros softwares geram não servem pra nada, são projeções que nunca se concretizam.
A única “falha” mais grave dele mesmo é não gerenciar investimentos e se um dia tiver isso vai bater geral.
Não é a toa que ele é o 3.o. colocado em finanças pessoais 2012 na Top Ten Reviews categoria software de finanças pessoais. (http://personal-finance-software-review.toptenreviews.com/).
Ficou somente atrás do AceMoney e Quicken. Os quais somente se garantiram por ter manuseio de investimentos.
Confesso que estava mais interessado no Quicken, mas o suporte do Quicken foi muito desanimador ao responder sobre previsão para mobile android. Então, sai fora. Já tá comprado. É YNAB na veia…
I still enjoy BA’s recipes, but they finlaly told me I’m canceled after I stopped sending them $$ a year ago. I don’t trust they won’t send me a magazine, though. So much for trying to save trees, right? Your cookies look delicious — I love the stars! And I definitely should try those rings since I’m horrible at rolling out dough.
Há anos atrás cheguei a experimentar o ms money e o quicken.
Mas acabei voltando para a velha e boa planilha excel, devido a liberdade e flexibilidade de trabalhar com os valores.
Aconselho as pessoas começarem pelo excel mesmo. Uma planilha simples requer apenas conhecimentos básicos.
Sds,
http://investidordefensivo.blogspot.com/
Olá Investidor Defensivo (procurei seu nome em seu blog e não achei)!
Acredito que nem todos possuem conhecimento de excel suficiente para realmente se beneficiar do controle, e não apenas “lançar” os gastos. Mas com certeza concordo que a flexibilidade e facilidade para alguns é insuperável.
Abs!
Uso ms Money. Adoro os relatórios e as previsões de fluxo de caixa que ele gera!
Olá LeoH!
O ms Money é realmente muito bom! Pena que a última versão em português é a 99! Qual versão você utiliza? A Sunset?
Abs!
Eu uso um aplicativo para Android que se chama Controle Financeiro, é bem simples mas não consigo importar extratos. Vou experimentar outro.
abs
Olá Fabio!
Programas para celular para mim são interessantes se forem integrados com o para computador. Assim você pode utilizar o celular apenas para visualizar e lançar um ou outro gasto, enquanto a importação de extratos e etc é feita no computador.
Abs!
Olá, indica algum que seja integrado com celular e que tenha importação de extrato? Grato
Eu uso o Financisto no Android.
Ele possui várias opções, como relatórios e gráficos, previsão de faturas de cartão de crédito, entre outras coisas.
Já utilizei o Money e tabelas de Excel, mas o problema é a preguiça de colocar os gastos quando eu chego em casa.
Pelo celular eu lanço todos os gastos na hora que eu compro ou pago contas, para mim é mais eficiente.
Olá Madson!
Admiro muito a sua disciplina! Eu não consigo lançar toda vez que tenho algum gasto no celular, prefiro fazer 1 vez por mês em casa mesmo. Como eu falei, é uma escolha pessoal. No seu caso, faz todo o sentido utilizar aplicativos no celular!
Abs!
Eu utilizo uma planilha do excel, simples e pura. Para mim é o essencial.
Falei sobre isso em meu blog dias atrás.
Abraços.
Olá Everton!
Se atende as suas necessidades, é simples e prático, está mais que suficiente!
Abs!
Já usei o money por bastante tempo até que certo banco mudou o leiaute do extrato e não consegui mais importar dados. Mudei para o jFinancas e gostei bastante. É fácil de usar, tem interface boa e importa os extratos direito.
Olá Julio!
Também gostei muito do jFinanças, principalmente pela interface e facilidade de lidar com extratos.
Abs!
Utilizo o Jfinanças, porém ele não mostra o saldo atual de despesas com cartão de crédito (ele soma com compras parceladas).
Durante o fim de semana me perguntaram: “E pro Mac, o que tem?” Não conheço bem o Mac, mas esse é mais um ponto positivo pros sistemas online. Hoje, no entanto, por acaso um amigo respondeu meu post no Google+ dizendo que gosta do Quicken Essentials for Mac.
Abs
Por sinal, assim como o Vitor Nagata, utilizo o Quicken. Além de cobrir a parte de Finanças Pessoais, como quase todos, tem um bom controle da parte de investimentos. Não é perfeito, mas era o que melhor atendia minhas necessidades.
Abs
Exatamente, para Mac e Linux é só utilizar os programas online!
Eu utilizo uma planinha Excel desde 2005. Ano que comecei a dar mair importância ao controle dos gastos.
Mas realmente software online são uma mão-na-roda, ainda mais quando integrado com tablet ou smart.
Abraço.
Olá Jonatas!
Meus primeiros lançamentos também datam de 2005!
As vezes não precisamos inventar a roda, é só utilizar o que já está pronto, e muitas vezes sem pagar nada por isso!
Abs!
Olá.
Eu utilizo o kmymoney. Com ele consigo consigo atualizar o valor da cota de todos meus investimentos (incluse do fundo sparta), e também cuida da renda variável bem.
Também existe a opção do GNUCash. Ambos são gratuitos e de código aberto.
Como outras pessoas aqui eu tive dificuldade de começar a fazer o controle, já que nunca tive experiência com administração de empresas ou finanças, mas após um tempo, aprendendo como funciona o retorno é bem maior que uma planilha. Agora sei exatamente quanto custa um carro por ano, e calculei até o meu budget deste ano!
Olá José!
Como sempre com boas sugestões! Eu desconsiderei neste post estes programas por eles serem em inglês, mas já utilizei o KMyMoney e ele é muito completo. Você já está em outro passo de controle financeiro, com uma maior demanda por funções do programa!
Abs
Olá Vitor.
Lembro de ter visto pelo menos no kmymoney algumas partes em português.
A parte boa de software livre é isso: é possível se envolver no projeto e mudar o andamento deste.
Quando eu tiver certeza que 100% do software estar internacionalizado, podemos conversar novamente 🙂
Não sei no Windows, mas no Linux ele( o KMyMoney) fica todo em português e com uma interface muito boa. Já estou organizando minhas contas nele e importo arquivos de extratos da conta-corrente e até dos cartões de crédito, tudo nele sem precisar de outro software.
Parabéns pelo artigo.
Gostei muito do post.
Eu utilizo um outro sistema online, chamasse “Bônus” um sistema de controle financeiro pessoal gratuito e online, ele possui uma versão paga que possui mais funcionalidades e recursos.
Muito bom, recomendo.
http://www.bonusweb.com.br
Olá Anderson!
Muito obrigado pela sugestão, estou fazendo agora meu cadastro no sistema deles para testar!
Estou pensando até em fazer um segundo artigo para avaliar as sugestões do pessoal.
Abs!
Olá galera!!! Atualmente utilizo o finance desktop e software muito bom para contro de contas a pagar e a receber além de ter um controlo amplo das contas bancarias e realizar a geração de orçamento mensal e anual, anteriormente utilizava o habil pessoal e efetuei a troca devido o mesmo apresentar relatórios muito resumido com layate e interface complicados de trabalhar, mas agora com a nova versão pretendo rever o conceito do novo programa.
Olá Washington!
Conte para nós depois o que achou da nova versão do programa, ou se testar algum outro.
Você já é experiente com este tipo de programa então deve ter boas opiniões sobre eles!
Abs!
[…] – Controle os ganhos e os gastos: Utilize um programa para isto. Existem diversos disponíveis e é só achar um que você goste. Somente desta maneira […]
Ola, parabens pela iniciativa desse blog e pelos posts educativos! Tenho acompanhando o blog faz alguns meses desde que anunciaram na lista do ceag. Esse post sobre ferramentas, para mim, foi o melhor ate agora pois me ajudou a conhecer o Mint! Excelente ferramenta online, de graca, com integracao aos bancos, auto categorizacao de despesas e aplicativo para smartphones! Estou testando ha algumas semanas e acho fantastico. Finalmente estou pensando em aposentar minhas planilhas Excel e ficar so com o Mint. Esta me salvando horas e horas de digitacao. Obrigado pela dica, mesmo o Mint nao sendo o objetivo do artigo.
Robson,
Muito obrigado pelo comentário!
Eu sempre fiz minhas planilhas no Excel e demorei a ceder, mas com as excelentes opções disponíveis para finanças pessoais hoje em dia, estou convencido que as planilhas consomem um tempo e trabalho extra desnecessários. Não precisamos reinventar a roda!
Abs
Legal a matéria! Eu utilizo o Sr. Dinheiro, ele é muito bom, e fácil de usar!
Utilizo o zeropaper, antigamente eu utilizava o contasonline, mas tem limite de 60 lançamentos para contas gratuitas
[…] é a mesma coisa. Amigos meus me falaram que não adianta nada diminuir seus pequenos gastos, controlar suas finanças e investir valores pequenos, que a única maneira de ficar rico é ganhar mais. Ledo engano. Já […]
Gostei muito do Organizze. Bem simples, intuitivo e com design interessante. Boa Dica!
André,
Obrigado pela contribuição!
Gosto bastante do visual e da facilidade do Organizze, mas acabei não migrando pra ele porque não tem como controlar os investimentos, só gastos x receitas.
Abs
Eu to usando Meu Dinheiro do Easyme.
Na minha opnião melhor de todos disparado.
http://www.easyme.com.br/meudinheiro
valeew
abraço
Qual seria o mais adequado apenas para acompanhamento de investimentos? Tenho uma carteira com fundos DI, CDB, ações, ETF, Tesouro Direto… Tenho muito trabalho para calcular as rentabilidades no excel. Como vocês fazem com investimentos? Obrigado.
iDS,
Utilizo o Quicken, que foi a melhor alternativa que eu encontrei para controlar minha finanças pessoais E a minha carteira de investimentos. Assim abandonei o Excel, mas confesso que ainda falta MUITO chão para ter um programa que faça um controle adequado dos investimentos.
A maior parte dos programas faz apenas o controle das finanças pessoais, não abordando (ou abordando superficialmente) a parte de investimentos.
Se alguém tiver uma sugestão de um bom programa para a parte de investimentos, me avise!
Abs
Olá amigo,
Muito bom o questionamento!
Neste artigo eu procurei focar nos programas bem simples para usuários de primeira viagem, e que desejam apenas lançar gastos e receitas.
Destes que mencionei, apenas um ou outro possibilitam lançar ações, mas de forma bem limitada.
Os programas que conheço hoje que possibilitam lançar melhor seus investimentos são o Money e o Quicken, mas estão longe de serem ideais para a necessidade brasileira.
Vou pesquisar outras opções e publico assim que possível.
Abs!
olá, gostaria de saber se o finance desktop é pessoal ou empresarial? to precisando de um empresarial, caso este nao seja empresarial, qual o mais recomendado e se possivel gratuito? estou utilizando o jfinance 2011 mas soh me resta 30 dias gratuitos.
Olá Leonardo, obrigado por sua participação!
O jFinanças possui uma interface melhor e mais completa para empresas do que o Finance Desktop (que também possui, mas é bem limitada).
As vezes, só pelo trabalho e tempo gasto para adaptar e fazer todos os lançamentos novamente, vale a pena pagar pelo programa!
Se você se sentir confortável com programas em inglês, minha sugestão é o Microsoft Money Sunset Home & Business. Ele é gratuito e bem completo.
Abs!