Eis uma frase que todos já devem ter ouvido muitas vezes: “Vai de carro pois é mais barato que ir de táxi”. Pode parecer óbvio, mas vou demonstrar neste artigo que nem sempre ir de carro próprio é mais barato do que pegar um táxi. Mais do que isso, não fazemos as contas para comparar essas opções.
Não entrarei no mérito da comparação com ônibus e/ou metrô porque estaríamos analisando opções muito diferentes: seu carro ou o do taxista talvez tenham níveis de conforto diferentes, mas ambos contam com a praticidade e liberdade de um carro.
Vamos ser práticos e colocar as contas na ponta do lápis.
Calcular o custo do táxi é fácil: uma corrida para um trajeto de 10 km custa cerca de R$ 30 em São Paulo. No Rio de Janeiro custa cerca de R$ 18.
Se você utilizar o táxi na ida e na volta do trabalho, em 1 mês você gasta cerca de R$ 1.200 em São Paulo e R$ 720 no Rio.
Já para o carro próprio, vamos considerar que você utilize o carro apenas para ir e voltar do trabalho.
Prezando o conforto, utilizaremos um carro 1.6 com ar condicionado de R$ 40.000, e vamos supor também a mesma distância de 10km entre sua casa e o trabalho.
Afinal, quais são os gastos com o carro? Muitos pensam que é apenas o combustível, mas não é tão simples assim. Vamos enumerar os reais gastos de um automóvel:
- Depreciação: Supondo que você compre o carro por R$ 40.000 e o revenda por R$ 25.000 após 4 anos. Perda de valor total: R$ 15.000. (R$ 3.750 por ano)
- Custo de oportunidade: Supondo um rendimento de 10% ao ano, ou seja, aproximadamente R$ 4.000 por ano.
- IPVA (4% do valor do carro): R$ 1.600 por ano
- Revisões e manutenção mínima (troca de óleo, lavagens e etc): R$ 1.500 por ano
- Seguro: R$ 2.000 por ano
- Combustível: R$ 2,50 por litro de gasolina, 4.800km no ano com consumo de 10km/L. Total: R$ 1.200 por ano.
- Estacionamento: R$ 300 por mês. (R$ 3.600 por ano)
- Troca de pneu: R$ 1.500 a cada 4 anos. (R$ 375 por ano)
- Multas e imprevistos: R$ 500 por ano
- TOTAL por ano: R$ 18.525, ou seja, R$ 1.544 por mês
Impressionante, não é? Principalmente considerando cidades fora de São Paulo nas quais as diferenças são ainda maiores.
É claro que os custos variam muito, as distâncias percorridas podem ser muito maiores, entre outras variáveis, mas o mais importante é o leitor entender que o custo real de um automóvel é muito maior do que ele imaginava.
Custo de oportunidade e Depreciação
Uma curiosidade é notar os itens com valor mais alto neste exemplo, pois eles são muitas vezes ignorados: o custo de oportunidade, a depreciação e o estacionamento.
Conforme já citado no artigo anterior, o custo de oportunidade é invisível, mas neste caso existe e é bem significativo.
A depreciação no caso de automóveis exerce um importante papel devido à forte desvalorização e o valor gasto com estacionamento muitas vezes não é levado em conta.
Também não considerei os custos e possibilidades de você bater o carro, o “trabalho” de dirigir, o custo a mais com troca de peças, a comodidade/praticidade e principalmente a segurança (tanto em ser assaltado quanto em dirigir após beber), pois esses itens variam muito de pessoa para pessoa.
E o que tiramos de lição dessas contas? Que devemos vender o carro e andar de táxi?
Com certeza não.
A lição é que devemos saber o custo real das coisas antes de tomar alguma decisão. Talvez não seja necessário ter um carro apenas para ir ao trabalho, ou até de você e sua esposa possuírem um carro cada um.
Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.
BIKE + ÔNIBUS/METRÔ combina saúde e economia.
Eu acho que essa conta é um erro. Porque ela só faz sentido se você compra o carro APENAS para seu deslocamento diário dentro da cidade. A maioria das pessoas tem carro para usar nos fins de semana, viagens e passeios para lugares de baixa demanda, onde o transporte público não vai. Dessa forma, como não se usa o taxi para ir pra longe, apenas para deslocamentos curtos, ter o carro é necessário de qualquer forma para a maioria das famílias.
Por isso, para comparar corretamente o custo do carro com o táxi para uso cotidiano, deve-se considerar apenas os custos de combustível, manutenção, estacionamento e multas. Todo o resto você vai continuar tendo mesmo se andar de táxi. Assim a comparação fica bem mais favorável pro carro, né?
Agora, se você quiser não ter mais o carro, aí o transporte público e o táxi vão valer a pena. Só que você não vai ter os benefícios que o carro te oferece, como viagens, ou sair de noite/madrugada, ou para lugares mais exóticos.
Renan, muito obrigado pelo comentário!
Este artigo já está um pouco desatualizado, e inclusive temos outros tipos de transporte alternativo, como o uber, que mudam ainda mais a conta.
De qualquer forma concordo com seus pontos! Inclusive a conclusão do artigo não é a de que devemos vender nossos carros, e sim que devemos saber o custo real das coisas antes de tomar uma decisão, que pode ser a de ter apenas 1 carro por casal, por exemplo. Mas cada caso é diferente, não dá pra generalizar!
Abs!
Tenho um amigo solteiro que vendeu o carro após ter feito essa conta e só usava taxi durante a semana e alugava carro nos fins de semana/feriado que ele queria lazer como viajar e etc. Diz ele que era mais barato mesmo para o estilo de vida que ele levava. Mas para famílias, acredito que o conforto vai além da parte financeira, imagina você tendo que levar um bebê e ficar instalando cadeirinha em taxi toda hora ? A minha conclusão é que se o transporte público fosse rápido, eficiente, seguro, com cobertura e de qualidade, sempre compensaria utilizá-lo pelo baixo custo.