Por que o carro é tão caro no Brasil?

25
86031
Hyundai Veloster: Valor inicial sugerido: R$ 63 mil. Valor antes do aumento de IPI: R$ 80 mil

A culpa é sua! Quer dizer, a culpa é nossa.

Nós, brasileiros, temos o costume de reclamar da vida e dos outros. Tudo é culpa do governo e nada se pode fazer para mudar. Se não fossem os altos impostos e a péssima qualidade dos gastos do governo, o carro custaria o mesmo que em outros países. Será mesmo? É verdade que o carro custaria menos, agora o mesmo preço…

Diversos portais mostraram suas opiniões sobre este assunto: Exame , R7, 4Rodas e Uol

Existe sempre o comparativo de preços de carros aqui e no exterior. De carros produzidos no próprio Brasil e que são vendidos por frações de seu preço em outros países.

Ao analisar na ponta do lápis o custo do carro e a margem que as montadoras têm ao vendê-los, veremos uma realidade diferente. Vamos considerar um cenário anterior ao aumento de IPI feito recentemente. Antes dele, a carga tributária no Brasil caiu ou aumentou muito pouco nos últimos anos, ao contrário dos preços. Então qual a explicação disso?

A Lei da Oferta e da Procura

Lembram-se da aula de macroeconomia da faculdade? A Lei da Oferta e da Procura? Esta é a explicação. Existe maior procura que oferta, portanto o preço sobe. O raciocínio é simples: se as montadoras quebram recordes e recordes de vendas, não há porque diminuir os preços, certo?

Vamos tomar como exemplo 2 carros de alto padrão da bem sucedida Hyundai. Na Coréia do Sul, Estados Unidos e no mundo inteiro, o Azera é posicionado como um carro de padrão e preço acima do Sonata. No próprio website da Hyundai Americana podemos ver o Sonata e o Azera com modelos idênticos ao Brasil, mas com o preço do Azera (modelo antigo – 2011) 30% mais caro que o Sonata (modelo novo – 2012).

Preços do Azera e Sonata | Hyundai USA

Estes preços são invertidos no Brasil, simplesmente por causa da grande demanda pela novidade que é o novo modelo do Sonata. Veja neste artigo da 4Rodas um comparativo.

Nos Estados Unidos o recém lançado modelo do Azera 2012 chegará por preços equivalentes aos atuais, mas adivinha o que acontecerá aqui?

Como agir para mudar isso

Conversando com amigos que moram na China, percebi uma simples característica que nós brasileiros, como consumidores, temos para aprender com eles:  agir em conjunto, como um grupo! Se um vendedor aumenta o preço de um produto que não é de primeira necessidade (vamos combinar que todo mundo sobrevive sem um carro), o povo simplesmente não compra e os preços se reajustam rapidamente.

Lembre-se que as montadoras estão no direito delas.

Vamos acordar! Não basta só reclamar da vida e da injustiça!

Vitor Nagata é editor do Blog do Investidor e profissional da área de investimentos.

LEAVE A REPLY

25 COMMENTS

  1. Sensacional!! Vale sempre lembrar a história do Honda City qur foi capa da Isto é (se nao me falha a memória).
    O Honda City fabricado e vendido no Brasil custava em torno de 60 mil.
    O Honda City fabricado no Brasil e vendido no México custava aproximadamente 27 mil.
    Eu já decidi que vou usar meu carro até ele completar 350 mil quilometros…. e tambem nao compro mais sorvete a 10 reais a bola. Já deu de ser palhaço neh?

    • Lilian, muito bom o exemplo! Não lembro exatamente dos valores, mas eram diferenças dessa ordem de grandeza.
      Os “especialistas” citam que há 2 motivos para o alto preço: o custo Brasil (que o Fabio Alves citou lá em cima) e o Lucro Brasil. No exemplo que eu utilizei, de carros importados, há somente o Lucro Brasil, e podemos ver que há uma margem gigantesca.
      Abs e obrigado pela participação!

  2. Por esse motivo que no Brasil nos deparamos com a inflação de demanda. Que ocorre quando a procura (demanda) supera a capacidade de produção(oferta). Dá-lhe Vitão!

    • Demanda causa aumento de preço. Inflação de demanda é uma bizarrice nossa, derivada da desorganização do setor público (mais) e do setor privado (um pouco menos), autorizada por uma política fiscal frouxa e uma política monetária expansionista (apesar dos juros altos). Dá-lhe jaboticaba.

  3. O Brasil não é um país competitivo para a produção de veículos, prova disso é que o governo precisa aumentar o IPI para proteger a indústria nacional. A alta carga tributária, custo elevado de manutenção do trabalhador e gargalos de infraestrutura aumentam o preço do bem final e quem paga o pato é sempre o consumidor, esse é o custo Brasil.
    O Chile, por exemplo, não tem planta de fabricação de veículos pois, eles entenderam que não são competitivos na produção e preferem importar os carros que são vendidos muito mais baratos para o consumidor!

    Abs

    • Fábio,
      O buraco é mais embaixo: o brasileiro paga caro mesmo e não está nem aí.
      E quanto a competitividade, aqui é uma democracia, cada pessoa vale 1 voto e a indústria automobilística emprega muita gente. O protecionismo vai continuar, competitividade não é o foco primário…
      Abs

    • Fabio

      Seguindo na sua linha de pensamento, responda-me:

      Por que o Honda City, fabricado em Sumaré, incidente da mesma caraga tributaria, trabalhista e todos os demais custos de fabricação, chega ao méxico pelo equivalente a 25 mil reais e é vendido aqui pelo dobro do preço?

      Tens a resposta? Eu adoraria saber!

      • ué ninguem vai responder essa aqui de cima? será que vocês não percebem que os impostos SIM é que respondem pelo maior preço, vocês estão aceitando essa falacia de que O POVO é que é culpado, porque o japones, o chines, o americano é melhor, mais unido, acorda pessoal!

        • Junior, o que o Carlos Wagner quis dizer é exatamente o contrário de sua afirmação. Com os mesmos impostos e custos, o mesmo carro custa o dobro no Brasil do que no México. E qual o motivo disso? Lei de mercado: oferta e procura. Se tem quem pague um preço alto, qual seria o sentido de baixar?
          Abs!

  4. Ola,
    Para ajudar o artigo, adicionaria o termo “willingness to pay”. Isso significa o quanto o publico esta disposto a pagar por um produto. Aqui no Brasil, a grande maioria das pessoas esta disposta a pagar qualquer coisa para ter um certo carro. Isso nao ocorre em outros paises. Se uma montadora lanca um carro e cobra um alto valor por ele, o carro simplesmente fica encalhado, pois nao vende. Aqui eh o contrario, as pessoas gostam de pagar caro para mostrar que tem dinheiro. Um exemplo bem tipico eh o i-phone. Aqui custa o olho da cara e ainda assim as pessoas fazem filas monstruosas para comprar o produto. Eh isso, enquanto o brasileiro nao acordar e passar a atuar em conjunto esse fator nao vai mudar e continuaremos a pagar muito caro pelos carros. Resumo da ópera: BRASILEIRO EH OTARIO MESMO e deveria colocar uma plaquina na cara. Tudo isso eh muito lamentavel, mas a mais pura verdade. Marcelo

    • Luis Marcelo, concordo 100% com tudo o que você disse, muito obrigado pela contribuição!
      Além de se preocupar muito com status, o brasileiro não pensa como um conjunto. Por isso o poder de barganha do consumidor brasileiro é muito pequeno, e como resultado nós pagamos os preços de carros mais altos do mundo.
      Abs

      • Essa questão do conjunto é muito importante e o povo não acorda.
        Em um fórum de consumo de veículos, alguns discutindo esse mesmo assunto acerca do novo Honda CRV que ainda seria lançado.
        Então, chega um “fodão” e diz: se vocês não têm dinheiro parem de chorar e não comprem…
        Aí vem um “mais fodão” e diz: vocês estão discutindo sobre essa merda de carro eu estou aqui só por que tenho curiosidade sobre vários carros, mas sou médico formado não sei onde ganho tanto e comprei um Volvo não sei das quantas (carro que estavamos falando que foi copiada a traseira do novo CRV).
        Resumo da ópera: O BRASILEIRO NÃO VAI MUDAR SEU COMPORTAMENTO TÃO CEDO! POIS, HÁ UM VERDADEIRO “FORDISMO” DO CONSUMO NO BRASIL.
        “Eu posso pagar e compro sem reclamar”
        Infelizmente é isso!

  5. Vitor, excelente crítica!
    Lançamos no Facebook o social_mob Brasil, plataforma para organização online de mobilizações reais. A primeira mobilização é justamente contra os preços abusivos dos carros no Brasil. A ideia é que, demonstrando a insatisfação do consumidor brasileiro, estimulemos o debate entre indústria automobilística e governo. E também, claro, conscientizar o brasileiro do seu poder enquanto consumidor, pois, como você mesmo disse, a culpa é nossa!
    Se for possível, nos ajude a divulgar a campanha até dia 15 de fevereiro. Segue abaixo os links da página do social_mob Brasil e da primeira campanha, que foi batizada de #ChegaDeCarrosCaros.
    Um abraço!

    http://www.facebook.com/pages/social_mob-Brasil/162600917184525
    http://www.facebook.com/events/181281678645867/

  6. O que a galera tem que entender é que não existe custo brasil.aqui a mão de obra é barata,a materia prima de daqui mesmo,e não adianta falar que é cara pois não é,como eu sei disso ?? meu pai trabalhava com materia prima,e disse que é muito barata,então não ha desculpas.

  7. A culpa maior disso tudo é do próprio brasileiro, pois se ficasse com seu carro por um período maior de tempo, não se importando em se aparecer para o vizinho com o carro novo, talvez teríamos melhores preços. E não é só automóveis que é caro, tudo no Brasil está caro. Agora, imagina se fosse barato como é lá fora, como não estariam as nossas ruas e avenidas, enfim o caos completo. A não ser que fossem retirados de circulação os carros com determinada idade…
    Parabéns pela matéria.

  8. No Brasil, devido à falta de investimentos em educação, tendemos a valorizar em demasia os bens materiais em detrimento da cultura e do conhecimento. O problema não está em se comprar um carro que lhe satisfaça um desejo pessoal de consumo e sim utilizá-lo como um indicador de status.

  9. Na verdade… Não é só o carro que tem preços nas alturas. Quase tudo aqui é muito mais caro que no primeiro mundo. Um bom exemplo é o mercado de produtos eletrônicos. Quem volta de uma viagem de lá fica indignado com tamanha carestia dos mesmos produtos vendidos por aqui. A maioria dos carros populares custam algo próximos um dos outros. Os mais baratos são por oferecem menos no acabamento etc. Uma coisa é certa e estranha… Aqui deve ser um mercado e tanto, pois até a China que fabricar e vender aqui.

  10. O problema aqui é o povo que não é unido. O importante é andar de carro zero, parcelado em 60 vezes, pagando ipva de 4% em sp, seguro caríssimo e combustível. Depois acordo do sonho e cai no pesadelo…. NÃO DA PARA PAGAR……. Se o povo fosse unido e ninguém comprasse carro zero por uns 3 a 4 meses, iriamos ver o que aconteceria…. Como disse um executivo do mercado… Se tem gente(otários) dispostos a pagar… Então cobramos preços altos….